Azeite de oliva no preparo e na finalização de pratos

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Os benefícios do consumo diário de azeite de oliva são bastante conhecidos: auxílio em inflamações, prevenção de doenças cardiovasculares, redução do colesterol, diminuição do risco de diabetes e ação antioxidante que protege o cérebro, entre tantos outros tópicos que, por si só, já garantem o azeite na prateleira dos alimentos mais completos e importantes no auxílio à saúde. Especialistas garantem que uma colher de sopa por dia é suficiente para prover todos estes benefícios.

 

Costumamos utilizar o azeite de oliva somente na finalização do preparo, ou então quando a comida já está servida no prato. Mas ele pode – e deve, ser utilizado também durante o preparo dos alimentos. Cozinhando, marinando, ou fritando, o azeite é muito mais benéfico (e saboroso) do que a manteiga ou demais óleos vegetais, como o óleo de soja, girassol, ou milho. Muitas pessoas ainda são reticentes quanto ao seu uso, principalmente pelo mito de que, quando aquecido, o azeite de oliva se transforma em gordura ruim, com sabor “rançoso”. Na verdade o azeite aquecido não altera os ácidos graxos do azeite, não representando assim, nenhum perigo à saúde.

 

 

Cada variedade de azeitona resulta em um azeite com características sensoriais diferentes. O aroma e o sabor característicos de um bom azeite extravirgem são percebidos tanto de maneira sutil quanto intensa. Veja abaixo as principais combinações que sugerimos:

 

Azeite Puro Arbequina + Arbosana: pães, saladas, carpaccio, e molhos de baixa/média intensidade.

Azeite Puro Koroneiki: carnes brancas, salmão, saladas de folhas amargas.

Azeite Puro Picual: sopas, carnes vermelhas, alimentos fritos.

Azeite Puro Coratina: pizzas, assados, carne vermelha, alimentos com especiarias.

 

Aproveite para incrementar ainda mais suas refeições. Surpreenda as visitas e torne seu dia-a-dia ainda mais saboroso e saudável.

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Bruno Shawskaer
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